Desde o seu objetivo principal, que é para beber chá, café, chocolate quente etc…
Como também nos dão a possibilidade de decorar os espaços com elas.
Estão super em alta nas decorações de Chá de panelas e Chá de bebê, mas também são usadas em decorações de casamentos, e até mesmo em casa.
Eu sou fã de xícaras. Acho fofo e muito de menininha =) Brinquei muito de chá com minhas bonecas.
Bom antes de postar algumas imagens de decoração com xícaras fui em busca de um pouco de “curtura”
Fui saber como surgiu o design da xícara como conhecemos hoje. Achei bem interessante.
Vejam só:
Existiram objetos semelhantes a xícaras (tigelas com alças) na Grécia de dois mil anos atrás. Também havia objetos parecidos com canecas feitos por povos pré-colombianos. Entretanto, quando o chá começou a ser popularizado na Europa, principalmente na Inglaterra, vindo do oriente, vieram junto as porcelanas chinesas e japonesas. Assim, o chá, inicialmente, era tomado em tigelas (bowl em inglês, bol em francês), da mesma forma que faziam os orientais.]
Xícaras desenhadas especialmente para café, chocolate ou chá começaram a aparecer na Europa no século XVII. Essas bebidas eram muito caras e os primeiros utensílios eram feitos de prata, para as pessoas mais ricas. O uso da prata era, entretanto, inviável, porque o líquido quente deixava as xícaras também quentes e difíceis de serem manuseadas. O arquit4eto inglês Robert Adam, em 1750, preocupado e incomodado com as pessoas queimando os dedos, sugeriu ao seu amigo, o ceramista Josiah Wedgwood, a colocação de alças nas tigelas. Estava criada a xícara de chá como a conhecemos. A firma Wedgwood & Sons, fundada em 1759, prosperou e ainda hoje fabrica peças de porcelana (ou faiança). Na medida em que a cerâmica era desenvolvida, no século XVIII, as xícaras de prata começaram a desaparecer.
Adorei!
Agora algumas imagens lindas utilizando as xícaras como objeto de decoração.
Em festas
Em casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário